MINI EM PORTUGAL
Portugal tem um papel de destaque, surgindo no mapa da produção do mini, com cerca de 10 000 minis fabricados, um quinto da produção mundial do veículo.
A Indústria de Montagem Automóvel (IMA), nas fábricas de Setúbal e de Vendas Novas, produziu três modelos:
Mini Moke (1980-1984) 8500 exemplares
Mini IMA Mk2 (1976-1980) cerca de 1000 unidades
Mini Sport 1100 (1979) 85 exemplares
HISTÓRIA DO MINI
MK1 (1959-67)
1957
Devido ao pedido de Leonard Lord (director da BMC) a Sir Alec Issigonis (engenheiro de Origem Turca) de construir um carro de dimensões contidas (3,05mt de comprimento x 1.41mt de largura x 1.35mt de altura e 600 kilos de peso) mas que consiga combater a crise do petróleo e com carros de maiores dimensões nasce o Mini.
O primeiro carro sai da fábrica no dia 8 de Maio.
1959
No dia 26 de Agosto de 1959 o Mini foi apresentado ao publico como Austin Seven e Morris Mini Minor à venda por 496 libras. Todos os modelos tinham um motor com 848cc e travões de tambor á frente e a trás.
As versões DeLuxe tinham 3 instrumentos e janelas.
1960
Ao modelo Saloon juntaram-se as "versões carrinha", Countryman, Traveller, Van e Pickup. Surgiu também aquele Mini que foi desenvolvido para uso militar mas que acabou por surgir para público, o Mini Moke.
1961
Devido aos pedidos apesar de Sir Alec Issigonis achar que o mini não deveria ser um carro de elites nem um carro de corridas, pelas mãos de John Cooper é fabricado o primeiro Cooper, o 997 foi lançado em Setembro com um motor de 55 cv . O Cooper tinha travão dianteiro de disco de 7" e tambor traseiro também de 7''. O motor do Cooper era um 848cc "puxado" com o curso do do piston aumentado de modo a aumentar a cilindrada.
1963
Em Março deste ano é lançado o Cooper 1071cc S com 70cv de potência e discos de travão dianteiros de 7,5''. A produção do Cooper 997cc é terminada em Dezembro.
1964
Em Janeiro foi lançado o 998cc Cooper, com 55cv, mas um motor com um curso mais curto que o 997cc o que implicou maior fiablildade. Outros dois novos modelos foram lançados em Março: o 970 S e 1275 Cooper S . A produção do Cooper 1071S foi terminada em Agosto. O Cooper 998 tinha um motor de 1 litro completamente novo e o 1275 S foi o passo seguinte para o Cooper S ao ter 76cv que lhe permitiam uma aceleração dos 0-100km/h em apenas 11.2 seg e um binário que lhe permitia uma boa resposta a qualquer rotação. O 970 S era um puro corredor construído para poder correr na classe de 1 litro tendo sido produzidos menos de 1000 no tempo total de produção desde 1964-65. Uma das alterações de peso que afectaram toda a gama foi a introdução da suspensão Hydrolastic.
Primeiro triunfo no Rali de Monte Carlo (Mónaco).
1965
Triunfo no Rali de Monte Carlo (Mónaco) e no Rali dos Mil Lagos (Finlândia)
1966
Triunfo no Rali dos Mil Lagos (Finlândia) e no Rali Gallagher 500 onde obteve as nove primeiras posições.
1967
Após a venda de cerca 1.2 milhões de unidades vendias, o Mini MkI foi substituído pelo MkII o que veio trazer um vidro traseiro maior e um farois de trás mais quadrados e maiores, com motor de 998cc e 37cavalos de potência.
Triunfo no Rali de Monte Carlo (Mónaco) e no Rali dos Mil Lagos (Finlândia)
MK2 (1967-70)
1968
A produção do Mini Moke é interrompida. Posteriormente é retomada noutros países. A meio do ano a caixa passa a ser totalmente sincronizada.
1969
Fusão do Grupo BMC com a British Leyland formando a British Leyland Corporation (BLC)
Com a introdução do Mini Clubman, os ultimos Cooper MKII 1275 S e Cooper 998 foram construídos.
O novo motor 998cc debitava apenas cerca de 30cv. A suspensão de cones de borracha foi reintroduzida em todos os modelos. Podiam-se comprar Minis com motores de 850cc, 998cc e os Mini Clubman vendiam-se com motores de 850cc, 998cc, 1098cc and 1275cc.
As vendas do Mini ultrapassam os dois milhões de unidades.
1970
Todos os Minis seguiram o Clubman e passaram a ter vidros de subir por manivela, deixando de ter bolsas de arrumação nas portas. É lançado em Março o Cooper 1275 S MKIII que é em tudo semelhante ao MkII, diferindo nas dobradiças das portas que passam a não estar visíveis e os nomes Austin e Morris deixam de ser usados e usa-se apenas o BL de British Leyland. Todos os modelos passam a ter caixa de velocidades totalmente sincronizada.
Só os Minis produzidos no estrangeiro, como por exemplo o Italiano B39 Innocenti Cooper ou o Ibérico MINI 1275 GT, tiveram ainda o motor do MkII S até 1975 pois em Julho de 1971 a produção do Cooper S MkIII é terminada. O motor do Cooper 998 era encontrado no B38 MINI 1001.
MK3 (1970-76)
1972
A caixa de velocidades deixou de ser por controlo indirecto e passou a ser directo. O Mini Clubman 1275 GT recebeu discos de travão de 8" e jantes de 12".
Vendas ultrapassam três milhões de unidades.
1973
As vendas ultrapassam as 3 milhões de unidades, sendo produzido na Austrália, Portugal, África do Sul, Chile, Uruguai, Espanha, Venezuela e Jugoslávia.
1976
Os sub-chassis frontais passaram a ser montados em borrachas a partir daqui. O Mini recebeu também o motor 1098cc.
MK4 (1976-83)
1981
O Mini Van, PickUp, Clubman, os 1275cc de série A e o motor de 1098cc foram terminados. Neste ano, o motor Série A plus do Metro foi introduzido no Mini. De 1981 até 1989 não houve nenhum motor 1275cc construído pela fábrica sem ser os da Era Turbo em 1988.
MK5 (1984-89)
1984
Em Maio deste ano, os ultimos Minis com jantes de 10'' saíram da fábrica. Foi o renascimento da suspensão para 12'' do Mini Clubman 1275 GT.
1986
O motor de 850cc foi terminado.
1988
Falece Sir Alec Issigonis, criador do Mini, nasceu na Turquia Filho de um grego naturalizado britânico casado com uma turca.
1989
Para comemorar os 30 anos do Mini, numa festa em Silverstone é apresentada ao público a edição especial Mini 30 assim como o Era Mini Turbo, com jantes de 13'' e uma carroçaria modificada.
MK6 (1990-95)
1990
Apesar de ter sido pensado como uma série especial limitada a 1000 unidades o primeiro Rover Mini Cooper saíu das linhas de produção com 63 cv havendo também um Cooper S disponível por encomenda com 78cv. Neste ano foram também fabricadas as séries Mini Racing Green, Mini Flame Red, Mini Check Mate e Mini Studio 2.
1991
O primeiro motor de injecção construído pela fábrica saíu nos Rover Cooper 1.3i que tem além do motor novo duas faixas no capôt e faróis suplementares. O Mini é votado pela revista Autocar como o "Melhor carro de todos os tempos".
1993
O motor de 998cc foi terminado e todos os Minis uma das duas versões do motor de 1.3i com 54 ou 63hp.A produção total de Minis excede agora os 5.270.000 carros.
MK7 (1996-2000)
1996
O último Mini 1275cc é apresentado á imprensa no dia 1 de Outubro. As modificações incluiam o radiador na frente do motor o que implicava um novo painel frontal, sistema de injecção multiponto de 2 pontos, volante estilo MGF com Airbag, portas reforçadas com barras de protecção e cintos com pré-tensores. O distribuidor foi também alterado por causa do novo alternador.
O Novo Série A tem o maior binário de sempre, mas é estrangulado pela rácio do diferencial de 2.71:1. O filtro de óleo é agora ao pé da embraiagem.
2000
No dia 4 de Outubro sai da linha de produção o ultimo Mini, um cooper Sport vermelho, o exemplar numero 5 387 862
No dia 24 de Dezembro falece John Cooper.